Neste artigo da BW (clique aqui para acessar o link) os autores fazem o contraponto: os talentos podem estar dentro da própria empresa. É preciso dar a chance para que eles se revelem. Segundo os autores, da mesma forma que se pode inovar no próprio processo de inovação olhando práticas de empresas que têm características semelhantes à sua, na empresa existem pessoas brilhantes que estão fora do processo de desenvolvimento de produtos ou do marketing que podem incrementar a inovação.
No artigo eles dão 3 dicas. As 2 primeiras já são bem manjadas e praticadas há muito tempo por empresas como a Google e a Ideo (leia The art of Innovation, de Tom Kelley, fundador da Ideo). A terceira é portanto a mais relevante e inspiradora.
- Incentivar diversão e jogos: lançar desafios para toda a organização (não entendi onde está a diversão. Promover uma atmosfera mais livre e alegre, onde as pessoas possam relaxar e desviar a tenção do problema, além de unir o time é muito mais produtivo)
- Graffiti nas paredes: rabiscar, colar, escrever idéias soltas e depois fazer as conexões (dica da Leti: não é um brainstorming num flip chart gigante. O objetivo é soltar as "wild ideas". Fizemos este exercício na Natura com a ajuda da consultoria Dobra Aprendizagem)
- Melhore seu próprio perfil: participe sempre que puder destes exercícios, ser um catalizador de idéias, que com seu entusiasmo e energia inspire outras pessoas a serem mais engajadas.
E o artigo termina com uma frase que eu adorei:
"People who help organizations identify and engage great thinkers are prized. And so are the great thinkers. "
Um comentário:
Oi Letícia, acho esta uma boa reflexão. Existe muita gente interessante dentro das organizações cujo potencial acaba não sendo aproveitado. Acho que alguns motivos são os seguintes:
1. muitos estereótipos: o "cara criativo" tem que aparecer muito, fazer alarde, ser interessante, inteligente, tudo ao mesmo tempo. Na realidade, dependendo do projeto uma pessoa serena que faça boas perguntas pode ser de grande ajuda (e ela pode estar escondida por aí). Muita gente assim se perde na política das grandes empresas, não tem paciência para o "mis-em-scene".
2. muitas pessoas não estão engajadas no projeto da organização a ponto de arrumar "sarna para se coçar". Mais um trabalho... não sei se quero. Por isso é importante criar desafios significativos! Enigmas pra gente inteligente!
3. para manifestar-se criativamente, o que implica se posicionar e se arriscar, as pessoas precisam de um espaço que muitas organizações não sabem criar e muita gente não sabe "cavar". Por isso a questão da cultura de inovação é tão fundamental.
Fora, isso tudo, que está mesmo a fim de afetar o ambiente em que vive a maior parte do seu tempo inova sim! Vai atrás das oportunidades para fazer.
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