Robert Cialdini é hoje o psicólogo social mais citado do mundo. Autor do best-seller Influence: science and practice, seus estudos levaram-no a elaborar os “6 Princípios da Influência”:
1Reciprocidade: As pessoas são muito mais propensas a atender aos pedidos (de favores, serviços, informações, concessões etc.) de um líder que já tenha lhes oferecido essas coisas. Estamos todos submetidos a essa lei aparentemente universal de que não se deve tomar algo sem dar algo em troca.
2Compromisso/Consistência: As pessoas são mais propensas a seguir um líder se considerarem a mudança consistente com compromissos que já assumiram publicamente.
3Autoridade: A combinação específica de expertise e confiabilidade torna o líder, o comunicador mais persuasivo já revelado pela ciência. Não devemos nos envergonhar do que é motivo de orgulho, mas nem devemos ter medo de admitir nossas fraquezas.
4Validação social: As pessoas são mais propensas a agir de uma maneira recomendada se o líder fornecer indícios de que muitas outras pessoas parecidas estão agindo do mesmo modo.
5Escassez: As pessoas julgarão mais atraente uma oportunidade oferecida se o líder puder honestamente posicioná-la como escassa, rara ou pouco disponível.
6Afinidade: As pessoas dizem ‘sim’ aos líderes de quem gostam. Todos nós gostamos dos outros quando sentimos que os outros gostam de nós.
Fonte: Dicas da Cúpula, HSM
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Acabei de descobrir este blog e já assinei o Feed. ;)
Recomendo a leitura deste artigo interessante na Scientific American: The New Psychology of Leadership
http://www.sciam.com/article.cfm?id=the-new-psychology-of-leadership&SID=mail
Oi Fabiano! Obrigada pelo seu post e pela dica de leitura. Entrei no seu site e temos v�rios assuntos em comum. Olhe meu perfil e veja no que estou trabhando. Um abra�o, Leticia
Postar um comentário