quarta-feira, 1 de julho de 2009

Crowdsourcing

Este tema já está ficando meio batido e os exemplos são quase sempre os mesmos, mas não deixa de me fascinar. Não tenho dúvida de que a inteligência coletiva é a saída para vários problemas sociais e é seguramente uma fonte poderosa de inovação para as empresas. No entanto, há que se cuidar do processo, dos estímulos, do nível de informação, da relação e das recompensas (se for o caso).

Neste artigo levanta-se a questão de que o poderia baixar os salários nos setores publicidade, design gráfico e design industrial. Representaria também um problema muito maior para outros setores, incluindo jornalismo e fotografia. Vale a pena refletir a respeito, mas sinceramente não creio que o crowdsourcing detone indústrias e carreiras. Sempre haverá necessidade de um grupo de especialistas para avaliação e validadção de conteúdos e qualidade, bem como as mesmas oportunidades estarão disponíveis no mercado aberto para estes profissionais.

http://www.businessweek.com/innovate/content/jun2009/id20090615_946326_page_2.htm

Um comentário:

Bruno A. Hohl disse...

Oi leti,
Êta mundão pequeno, esse! Estava dando um rolê pela net buscando novidades e boas referências em estratégia, inovação e GC quando achei o seu blog. Parabéns! muito bacana. Já inclui no meu google.
Grande Beijo
Bruno Hohl